Sábado, 18 de novembro de 201718/11/2017
(61) 985100214
Nublado
18º
20º
25º
Federal District - BR
Erro ao processar!
Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Pessoal

A coluna Desenvolvimento Pessoal tem o principal objetivo de contribuir com a sociedade oferecendo dicas e informações que possam inspirar e contribuir positivamente com a motivação das pessoas que procuram desenvolver-se pessoal ou profissionalmente. A missão é que a coluna seja interativa e democrática, e que os leitores possam enviar suas dúvidas e questionamentos para que os artigos sejam elaborados de forma personalizada.

GERAL
Entrevista de emprego
Como evitar a ansiedade e o nervosismo
Rafael de O. Afonso Brasília - DF
Postada em 27/06/2017 ás 10h59 - atualizada em 03/07/2017 ás 22h53
Entrevista de emprego

Observa-se que após a aprovação do currículo, há um novo desafio a se preparar que é a entrevista de emprego. É normal sentir-se ansioso e nervoso nesta etapa do processo seletivo, pois muitas vezes é uma fase decisiva. O problema é que muitas vezes esta ansiedade e nervosismo acaba sabotando o próprio candidato.


Para ajudar na eliminação da ansiedade e nervosismo, ao menos parcialmente, é recomendado que o candidato acesse o site da referida empresa para conhecê-la melhor, e se possível pesquisar informações sobre o perfil profissional e principais atividades relacionadas à vaga a qual se candidatou.


No dia precedente à entrevista é importante que se tenha uma alimentação balanceada e saudável além de uma boa noite de sono, evitando assim contratempos e indisposição. No momento de se arrumar, evite trajes informais e, exageradamente, decotados, além de acessórios muito chamativos.


Uma reflexão muito importante é preparar-se para perguntas comuns em entrevistas, como: Quais são suas principais qualidades e seu pior defeito? O que gosta de fazer nos finais de semana? Quais são seus objetivos a curto prazo (em até 3 anos)? Procure ser sincero e coerente em suas respostas e procure não justificar os defeitos citados. Reconheça que realmente é um ponto a ser melhorado ou corrigido.


Candidatos do sexo masculino podem evitar camisetas esportivas, bermudas, sandálias e bonés, por exemplo. Já as mulheres podem evitar também trajes, exageradamente, decotados, além de maquiagens muito chamativas. São dicas que podem evitar uma má impressão.


Outra informação importante é que a apresentação do currículo, quando impresso, já está bastante estereotipada. Geralmente o candidato tira uma folha impressa de dentro de uma pasta, onde há vários outros currículos, e isso pode demonstrar desinteresse. Procure investir mais na apresentação do seu currículo. Compre uma pasta em L, por exemplo, para que seja possível a entrega do documento de forma diferenciada. Veja mais informações de como elaborar um bom currículo clicando neste link.


Observação: É essencial que leve um currículo com você para a entrevista, mesmo que por uma questão de precaução, e mesmo que uma versão digital do seu currículo fora encaminhada, via e-mail.


Considere fundamental a chegada antecipada de trista (30) minutos para a entrevista. E evite usar exageradamente o celular. Para aproveitar bem o tempo e distrair-se um pouco, evitando o nervosismo e ansiedade mais uma vez, leve um livro de seu interesse, por exemplo.


Ao ser chamado para iniciar a entrevista, cumprimente o entrevistador e aguarde que ele o convide a sentar-se. Evite apoiar-se na mesa, lembre-se que trata-se do ambiente de trabalho do entrevistador. Evite também respostas extensas, isso pode demonstrar insegurança ou imprecisão do seu posicionamento.


Não há uma fórmula secreta para a aprovação de um candidato em um processo seletivo, trata-se de uma situação bastante subjetiva, pois vai depender do perfil da empresa, da personalidade do entrevistador e do candidato, entre vários outros pontos consideráveis. As dicas apresentadas neste artigo tem o principal objetivo de potencializar sua chance de se destacar em uma entrevista de emprego, sem exageros e demonstrando uma postura ética e responsável.


 


Veja mais informações sobre como enfrentar o período de experiência clicando AQUI

FONTE: Rafael de O. Afonso
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Rafael de O. Afonso
Rafael de O. Afonso

Graduado em Administração de Empresas. Trabalha com consultoria Organizacional nas áreas de gestão de processos. É consultor de desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente pesquisa, estuda e desenvolve técnicas inovadoras e possíveis melhorias nos processos de consultoria pessoal.

Brasília - DF
afonso.adm360@gmail.com

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Lula
106 votos - 51.7%

Jair Bolsonaro
51 votos - 24.9%

Marina Silva
39 votos - 19.0%

Aécio Neves
9 votos - 4.4%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium