Terça, 12 de dezembro de 201712/12/2017
(61) 985100214
Nublado
18º
18º
23º
Federal District - BR
Erro ao processar!
Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Pessoal

A coluna Desenvolvimento Pessoal tem o principal objetivo de contribuir com a sociedade oferecendo dicas e informações que possam inspirar e contribuir positivamente com a motivação das pessoas que procuram desenvolver-se pessoal ou profissionalmente. A missão é que a coluna seja interativa e democrática, e que os leitores possam enviar suas dúvidas e questionamentos para que os artigos sejam elaborados de forma personalizada.

GERAL
Marketing Pessoal
Como é minha imagem online?
Rafael de O. Afonso Brasília - DF
Postada em 07/08/2017 ás 12h56
Marketing Pessoal

Observa-se que a internet está interferindo e influenciando cada vez mais na nossa forma de pensar, e consequentemente, no nosso comportamento. Informações são jogadas em nossos olhos e ouvidos quase que ininterruptamente. A superficialidade dos assuntos são estereotipados como algo necessário para os tempos atuais, criando assim uma falsa ideia de que o estudo aprofundado é demorado, portanto desnecessário ou inconveniente. Essas afirmativas me fizeram refletir em como nós costumamos nos apresentar on-line às outras pessoas.


Muitas empresas, por exemplo, consideram que investir em marketing digital é uma necessidade básica nos tempos atuais, e que este investimento, ou a falta dele, é muitas vezes determinante no sucesso de seus negócios, ou até mesmo uma questão de sobrevivência. Portanto, será que nós como pessoas físicas devemos ter também alguns cuidados com nossa imagem on-line?


Sim, devemos. Mas esse cuidado não deve ser interpretado como uma obrigação. Assim, como nos artigos anteriores, deixo bem claro que as orientações e dicas a seguir são destinadas principalmente às pessoas que pretendem refletir melhor sobre o próprio desenvolvimento da imagem nas redes sociais, e o principal objetivo deste artigo é contribuir para o desenvolvimento efetivo dos leitores, estimulando o interesse pela autoanálise, e prestar consultoria básica de marketing pessoal on-line.


As redes sociais são praticamente nosso cartão de visita para amigos, familiares, mas também para inimigos e estranhos. Neste momento já percebe-se facilmente a necessidades de se ter cuidado com as informações compartilhadas e publicadas. Outra informação que deve-se levar em consideração é que muitas empresas pesquisam e analisam as redes sociais de candidatos em processos seletivos, e também de profissionais já contratados com o objetivo de conhecê-los um pouco mais, talvez para um futuro processo interno.


Não entrarei no mérito de dizer o que se deve ou não postar, ou um manual de como passar a melhor imagem possível em uma rede social, pois deve-se levar em consideração a subjetividade das coisas. Cada pessoa tem sua referência conceitual de rede social. Não devemos nos preocupar tanto com a opinião dos outros a nosso respeito, porém devemos ter bom senso e responsabilidade sempre, principalmente na internet.


A primeira responsabilidade que precisamos ter são com os comentários. Temos a responsabilidade de nos policiar e evitar comentários que incitam a violência, o preconceito, a discriminação, e o estigma social. É comum que muitas pessoas postem suas opiniões a reflexões brutas buscando aceitação ou aprovação, e esquecem de avaliar e mensurar todas as possíveis consequências destes compartilhamentos. É imprescindível o filtro de nossos pensamentos, e entender que há várias formas de se dizer a mesma coisa.


Outra responsabilidade que temos são com as próprias postagens. Os textos, vídeos e imagens que postamos geralmente refletem muito sobre nossa personalidade. Devemos levar em consideração este fato para evitar más interpretações a nosso respeito. Não se trata de ser politicamente correto, ou de padronizar um manual de utilização da rede social. Estas informações são apenas orientações de responsabilidade social para refletirmos sobre nossas verdadeiras intenções em redes sociais.

FONTE: Rafael de O. Afonso
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Rafael de O. Afonso
Rafael de O. Afonso

Graduado em Administração de Empresas. Trabalha com consultoria Organizacional nas áreas de gestão de processos. É consultor de desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente pesquisa, estuda e desenvolve técnicas inovadoras e possíveis melhorias nos processos de consultoria pessoal.

Brasília - DF
afonso.adm360@gmail.com

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Lula
120 votos - 54.5%

Jair Bolsonaro
52 votos - 23.6%

Marina Silva
39 votos - 17.7%

Aécio Neves
9 votos - 4.1%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium