Sábado, 18 de novembro de 201718/11/2017
(61) 985100214
Nublado
18º
20º
25º
Federal District - BR
Erro ao processar!
CIDADES
Obstruir a passagem de veículos em atendimento de urgência gera infração gravíssima
Este ano, 365 condutores já foram autuados por obstruir a passagem de veículos em atendimento de urgência
Da Redação Brasília - DF
Postada em 24/08/2017 ás 11h52
 Obstruir a passagem de veículos em atendimento de urgência gera infração gravíssima

O condutor deve ficar atento à situação de emergência no trânsito. Ele poderá estar cometendo uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira, caso não perceba os sinais de identificação de veículos em atendimento de urgência.


Essa é a penalidade imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro, ao condutor que deixar de dar passagem às ambulâncias e aos veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de fiscalização de trânsito e dos precedidos de batedores em serviço de urgência e devidamente identificados.


Segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), somente este ano – de janeiro a agosto – 365 condutores foram autuados por obstruir a passagem de veículos em atendimento de urgência. Um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram aplicadas 283 multas.


Outra infração grave


Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, quando o veículo se aproximar com os dispositivos de emergência acionados, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário.


Além de ser obrigado a facilitar a passagem dos veículos de emergência, o condutor também não pode aproveitar o espaço deixado por eles e seguir logo atrás, sob pena de cometimento de outra infração de trânsito grave, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.


De acordo com orientação do diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, os motoristas devem ficar atentos, procurar andar sempre nas faixas da direita, deixando as da esquerda livre para o pronto atendimento em caso de emergência. “As faixas da esquerda são destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade. É importante estarem livres para facilitar o trânsito de viaturas em situações críticas”.

FONTE: Da Redação
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Lula
106 votos - 51.7%

Jair Bolsonaro
51 votos - 24.9%

Marina Silva
39 votos - 19.0%

Aécio Neves
9 votos - 4.4%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium