Terça, 12 de dezembro de 201712/12/2017
(61) 985100214
Nublado
18º
18º
23º
Federal District - BR
Erro ao processar!
Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Pessoal

A coluna Desenvolvimento Pessoal tem o principal objetivo de contribuir com a sociedade oferecendo dicas e informações que possam inspirar e contribuir positivamente com a motivação das pessoas que procuram desenvolver-se pessoal ou profissionalmente. A missão é que a coluna seja interativa e democrática, e que os leitores possam enviar suas dúvidas e questionamentos para que os artigos sejam elaborados de forma personalizada.

GERAL
Inteligência Positiva
Definição e Finalidades
Rafael de O. Afonso Brasília - DF
Postada em 04/12/2017 ás 08h59 - atualizada em 04/12/2017 ás 09h09
Inteligência Positiva

A inspiração para este artigo está no livro Inteligência Positiva de Shirzad Chamine. O livro explica, de forma didática e objetiva, a metodologia e as finalidades da referida teoria com bastante evidências científicas, e exemplificações que facilitam o entendimento para o leitor.


Mas o que é Inteligência Positiva, afinal?


Para responder está questão, é preciso entender que talvez a principal premissa da Inteligência Positiva é que nosso cérebro pode tanto nos ajudar quanto nos prejudicar. Devemos também levar em consideração que nosso cérebro está em constante atividade, sendo ela consciente ou inconsciente.


Nesse caso, deve-se também levar em consideração que com base teórica neurocientífica 95% da mudança comportamental inicia-se na mente inconsciente, e que quando a mente consciente está distraída apenas 2% da mudança comportamental pertencem à mente consciente.


De forma objetiva e simples, a teoria de Inteligência Positiva aponta quanto por cento seu cérebro trabalha a seu favor, e consequentemente, o quanto te sabota. Por exemplo, se em um teste seu percentual de Inteligência Positiva for setenta e cinco (75), isso significa que seu cérebro trabalha efetivamente, em média, 75% a seu favor, te auxiliando no cumprimento de suas metas e contribuindo para a realização do seu sonho.


Durante os estudos de Inteligência Positiva, nota-se facilmente que muitas de suas características técnicas se assemelham às da teoria da Inteligência Emocional. Por exemplo. Ambas teorias utilizam um valor percentual como resultado avaliativo (quociente); suas finalidades são, praticamente, idênticas; têm por base o reconhecimento do poder da autoanálise; e a eficiência está diretamente relacionada ao nível de comprometimento, maturidade e sinceridade do paciente/cliente/contratante.


Os personagens da Inteligência Positiva.


No livro de Shirzad Chamine, notamos que há vários personagens que representam pensamentos e comportamentos disfuncionais que nos sabotam. Os Sabotadores. Em contrapartida há um outro personagem que representa os pensamentos e comportamentos que enfraquecem estes sabotadores, e consequentemente, te impulsiona para bons resultados, melhor saúde e bem estar. O Sábio.


O mais interessante é que cada um dos sabotadores, apresentados no livro, carregam características específicas, além de uma mentira (justificativa para permanecer no erro), também específica, que procura camuflá-los e escondê-los da percepção e da autoanálise superficial.


O que percebe-se com o formato didático da escrita do livro Inteligência Positiva é que o poder está em nossas mãos. Tanto os sabotadores quanto o sábio fazem parte de nós, e temos poder sobre todos eles. A autoanálise, assim como qualquer outra nova rotina de atividades e exercícios físicos, requer muito de nós, pois exige que a pessoa saia da área de conforto; que mantenha a motivação mesmo diante da descoberta de seus limites e fraquezas; e que mantenha também a humildade e maturidade ao identificar qualidades e habilidades. Porém assim como qualquer outra atividade física, o exercício de autoanálise pode se tornar um habito extremamente construtivo e positivo que lhe ajudará a alcançar a realização de todos os seus objetivos e sonhos.

FONTE: Rafael de O. Afonso
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Rafael de O. Afonso
Rafael de O. Afonso

Graduado em Administração de Empresas. Trabalha com consultoria Organizacional nas áreas de gestão de processos. É consultor de desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente pesquisa, estuda e desenvolve técnicas inovadoras e possíveis melhorias nos processos de consultoria pessoal.

Brasília - DF
afonso.adm360@gmail.com

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Lula
120 votos - 54.5%

Jair Bolsonaro
52 votos - 23.6%

Marina Silva
39 votos - 17.7%

Aécio Neves
9 votos - 4.1%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium