Terça, 19 de Outubro de 2021
26°

Pancada de chuva

Brasília - DF

Saúde Amazonas

Servidores da FCecon recebem orientação sobre saúde mental no Setembro Amarelo

A FCecon, órgão vinculado à SES-AM, realiza, até o dia 30 deste mês, a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

23/09/2021 às 16h15
Por: Da Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Saúde mental no Setembro Amarelo
Saúde mental no Setembro Amarelo

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado àSecretaria de Estado de Saúde(SES-AM), realiza, até o dia 30 deste mês, a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Neste ano, as ações são realizadas nos setores da unidade, com palestras dinâmicas para orientar os servidores. Medidas de prevenção, fatores de risco e a importância de procurar ajuda profissional são alguns dos temas abordados.

A psicóloga do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT/FCecon), Naira Martins, destacou a importância da campanha direcionada aos servidores da Fundação, que lidam diretamente com o atendimento ao paciente.

“A partir dessas ações, o nosso objetivo é conscientizar os profissionais para que estejam aptos a identificar os riscos e os sinais comportamentais. E o mais importante: saber como prevenir e onde buscar apoio de um profissional”, ressaltou Martins.

Para o gerente do Laboratório de Patologia da FCecon, médico patologista Helber Alagia, a campanha do Setembro Amarelo é uma das mais importantes, porque os profissionais se sentem acolhidos.

“Essa é uma campanha que, muitas vezes, passa despercebida por todos os funcionários que estão envolvidos no dia a dia com o seu trabalho. Receber os responsáveis pela divulgação é fundamental para que todos reflitam sobre a realidade e estejam atentos aos sinais de risco”, afirmou Alagia.

Setembro Amarelo – É uma campanha de prevenção ao suicídio, criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo principal é alertar a população a respeito do suicídio e incentivar debates sobre o tema para que seu acontecimento seja evitado.


Ajuda profissional – O atendimento psicológico está disponível a todos os servidores da Fundação Cecon, no SESMT, visando a saúde mental, bem-estar e qualidade de vida do colaborador. Os interessados devem procurar o setor, no 2º andar, e agendar uma consulta para avaliação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias