Quarta, 27 de Outubro de 2021
21°

Nuvens esparsas

Brasília - DF

Geral Pará

Brincadeiras ao ar livre mudam rotina de crianças em tratamento Hospital de Clínicas

Programação especial foi alusiva ao Dia das Crianças

14/10/2021 às 16h40
Por: Da Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Pula-pula no estacionamento, piquenique no campo de futebol, ao ar livre, fora dos leitos, consultórios ou salas de exames. Foi assim que as crianças em tratamento no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém, vivenciaram nesta quinta-feira (14), as comemorações ainda alusivas ao Dia das Crianças (12). 

O pequeno Wesley Lopes tem apenas nove anos. Acompanhado pela mãe, a dona de casa Eriléia Lopes, ele está no HC para uma cirurgia de correção de um “sopro no coração” – tipo de cardiopatia caracterizada pela ausculta de ruídos produzidos pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração. 

Nos últimos dias, depois de um passeio junto com uma das psicólogas da Clínica Pediátrica, o garoto revelou o desejo de conhecer de perto campo de futebol do Hospital, com o qual, até então havia tido apenas contatos visuais pela da janela do quarto. “Hoje foi um dia muito gratificante. Dos lugares que conheceu no passeio, o campo foi um dos que mais deixou ele curioso e hoje ele está aqui, brincando com outras crianças”, conta Eriléia Lopes. 

Além das brincadeiras, lanches e presentes, a programação em homenagem às crianças no HC também reservou dois grandes encontros. O primeiro com um herói dos quadrinhos e desenhos que deixou o pequenos fãs encantados. O segundo encontro foi com um dos principais ídolos do futebol paraense na atualidade.

“Fiquei muito feliz pelo convite e por poder conhecer as crianças. Espero que elas possam receber a cura o quanto antes e que possam estar com saúde para brincar em casa com a família e torcendo por nós”, declarou o goleiro Vinicius, do Clube do Remo.  

Karen Xavier é pedagoga no Hospital de Clínicas e explica que além uma mudança na rotina do tratamento, a programação deste ano é reforça compromissos que a instituição com direitos das crianças. “A vivência social e cultural deve fazer parte da infância de qualquer criança. Se elas estão em tratamento hospitalar, é nosso dever garantir essa experiência. Isso é feito a partir do trabalho em conjunto de diferentes profissionais com um propósito que vai além do tratamento”, pontua a profissional. 

Por Marcelo Leite (HC)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Veja também
Brasília - DF Atualizado às 04h19 - Fonte: ClimaTempo
21°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 29°

Qui 30°C 19°C
Sex 28°C 20°C
Sáb 28°C 18°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias