Sexta, 03 de Dezembro de 2021
23°

Muitas nuvens

Brasília - DF

Geral Pará

Em Belém, FITA é aberta oficialmente com cerimônia-show e grande público

Programação segue nesta sexta-feira (26) com destaque para a palestra-show, às 17h30, do viajante global Anderson Dias falando de superação e empreendedorismo digital

26/11/2021 às 08h15
Por: Da Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Música, dança, manifestações artísticas, folclore e tradições culturais do Pará marcaram a cerimônia-show de abertura da 9ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), na noite da última quinta-feira (25), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, do secretário de Turismo do Pará, André Dias, além da deputada estadual Paula Gomes, da Comissão de Turismo da Alepa, do presidente da Fecomércio do Pará, Sebastião Campos, do superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno, entre outros dirigentes e autoridades da região Norte.

"Estamos no centro do que vai ser a maior oportunidade do mundo no turismo de natureza: a Amazônia. O governo federal tem investido muito em portos e aeroportos, na vacinação também, no auxílio emergencial que salvou o Brasil de uma crise e a população. O turismo é uma atividade que vai ser tão importante na matriz econômica do País quanto é hoje o agronegócio", afirmou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. "Não há como você viajar para o exterior hoje sem a pauta ser a Amazônia", garante o titular do MTur.

O secretário de Turismo do Pará, André Dias, agradeceu ao grande público presente no evento, bem como aos expositores que acreditaram na feira como potencial de negócios no setor. "Agora que flexibilizaram um pouco as restrições de deslocamento das pessoas, o mercado precisa de um impulso para voltar a crescer, para se recuperar do que passou. Foram vários meses com proibição de viagens praticamente. Agora a gente faz a FITA para que a gente possa dar esse gás ao mercado, promover o turismo para que a recuperação seja mais acelerada e ser líder da Amazônia no turismo, em conjunto com os demais estados da região, o que é algo inédito", explicou.

 

Rotas Amazônicas Integradas

Uma parceria inédita dos estados da Amazônia apresentada durante a FITA foi o projeto Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que foi criado com apoio do Ministério do Turismo, reunindo os sete estados da região Norte do País, para promover o turismo de pesca esportiva na região amazônica. Os estados vão promover a divulgação conjunta de produtos trabalhados individualmente pelos estados, além de reunir roteiros com perfis e atrativos turísticos similares para fortalecer a atratividade junto aos turistas nacionais e internacionais, tornando assim a região mais competitiva.

"Somos estados vizinhos com peculiaridades muito parecidas. O nosso diferencial é termos pesca esportiva o ano todo. Agora mesmo estamos aqui em Belém e também outra equipe nossa acompanha o I Torneio Esportivo de Pesca do Amapá, no município de Porto Grande. A Rotas Amazônicas Integradas vai contribuir para dar um boom nessa retomada do turismo", comenta a secretária de Turismo do Amapá, Rosa Janaína Abdon. Ela disse ainda que o grupo trabalha para ter apoio da Embratur e do MTur na participação conjunta dos estados do Norte e Amazônia em feiras internacionais de turismo, a partir de janeiro de 2022.

Nesta sexta-feira (26), a FITA prossegue com o programa de capacitações pela manhã, a partir das 09 horas. "Rota Amazônia", apresentada por Hugo Veiga – secretário adjunto de Cultura e Turismo do Maranhão; "Edital de Fomento a Eventos Turísticos", com Allyson Neri de Oliveira, coordenador de Segmentação de Produtos Turísticos da Setur-PA; " Um Norte para o Turismo do Brasil - As Rotas Amazônicas Integradas/RAI" com exposição do superintendente de Turismo de Rondônia, Gilvan Júnior. E fechando a manhã, "Roteiros Geoturísticos - Possibilidades de um turismo alternativo para as cidades" com a professora doutora da UFPa, Maria Goretti da Costa Tavares.

No turno da tarde, o painel de abertura vai debater as "Políticas Públicas - Turismo, Cenários e Oportunidades", com a participação do deputado federal, Otávio Leite (RJ); do secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo (MTur), Fábio Pinheiro (DF); e do presidente da Goiás Turismo e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral (GO). A moderação será da deputada estadual Ana Cunha (PA).

O painel seguinte, às 15h40, vai destacar "Desafios e Oportunidades da Gestão Descentralizada do Turismo", com as presenças da secretária de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur, Débora Gonçalves; do presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento (RS); e do secretário municipal de Turismo de Parauapebas, Rodrigo Mota. A moderação será do secretário municipal de Turismo de Santarém, Alaércio Cardoso.

A programação de atividades de sexta-feira se encerra com a palestra-show, às 17h30, do viajante global Anderson Dias falando sobre “Como dar a volta ao mundo através da superação e empreendedorismo digital”.

Nascido em Salvador, na Bahia, Anderson Dias possui uma trajetória de superação e de empreendedorismo. Após a primeira experiência no exterior, o influenciador voltou com uma meta: rodar o planeta no menor tempo possível, quebrando assim o recorde global. Quinhentos e quarenta e três dias depois, Anderson Dias trouxe memórias, histórias e aprendizado sobre o uso das redes sociais como fonte de renda. Atualmente, Dias ministra palestras sobre a experiência de viagens, finanças, fontes de renda para viver viajando o mundo inteiro e outros assuntos.

 

Texto:Israel Pegado/Ascom Setur

Por Luana Laboissiere (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília - DF Atualizado às 22h04 - Fonte: ClimaTempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

Sáb 26°C 18°C
Dom 27°C 18°C
Seg 28°C 17°C
Ter 28°C 18°C
Qua 27°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias