As comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizam audiência pública conjunta nesta terça-feira (30) para discutir a falta de medicamentos para pessoas com diabetes mellitus.
Os deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Professora Dayane Pimentel (PSL-BA), que pediram o debate, lembram que o Ministério da Saúde é o responsável pela distribuição de insulinas e insumos para atendimento às pessoas com diabetes mellitus. Segundo os deputados, pacientes denunciam que as secretarias de Saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal têm atrasado a entrega dos medicamentos.
"Diversos exemplos demonstram isso, como o caso da filha de 10 anos da Geisica Gomes, que por falta do medicamento teve que aplicar insulina vencida. Ou o caso das secretarias do Distrito Federal, da Bahia e de outros estados que têm enfrentado grande burocracia na compra de remédios e de atraso do repasse do Ministério da Saúde", observam os autores do requerimento.
Debatedores
Confirmaram presença no debate:
- o procurador da República em Campinas e coordenador do Grupo de Trabalho em Saúde da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Edilson Vitorelli Diniz Lima;
- o conselheiro nacional de Saúde, Luiz Carlos Medeiros de Paula;
- o representante da ADJ Diabetes Brasil Carlos Rotea Jr.; e
- a coordenadora da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Karla Melo.
Veja a lista completa de convidados.
Hora e local
O debate será às 17 horas, no plenário 9.
Mín. 17° Máx. 22°