Educadores de todo o Pará já podem se inscrever para o curso “Materiais Pedagógicos Adaptados - EducaTEA”, cujo objetivo é instrumentalizar professores da educação básica sobre a produção de materiais pedagógicos adaptados para o suporte de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) das redes federais, estaduais e municipais de ensino.
Com 5 mil vagas ofertadas, o curso é uma iniciativa do Governo do Pará, em uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Especial (COEES) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor).
Demanda histórica- Segundo Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa, trata-se de uma demanda histórica, que agora é atendida pelo governo estadual, unindo saúde e educação em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que aprendem de forma diferenciada e necessitam de intervenções específicas e mediação para o aprendizado. “Para que o aluno com autismo possa estar mais engajado e participativo do contexto escolar, nós estamos oportunizando aos professores a produção desses materiais pedagógicos adaptados”, informou.
Segundo a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Regina Pantoja, a ação das duas secretarias faz parte do Projeto EducaTEA, que promoverá, de forma contínua, atendimento educacional inclusivo ao aluno com autismo. Pelo curso, 5 mil profissionais serão capacitados pela professora Ana Patrícia Vasconcelos, especialista em TEA.
O curso será realizado no período de 07 a 20 de dezembro deste ano, no ambiente de aprendizagem da Avacefor (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
As inscrições ao curso estão abertas de 29 de novembro a 06 de dezembro, e podem ser feitas na plataforma Avacefor:www.seduc.pa.gov.br/site/cefor.
Tutorial que ensina a fazer a inscrição:https://youtu.be/zBtRGTgiAs8.
Mín. 20° Máx. 32°