O estudante Yago Montenegro Romão, do 3º ano do ensino médio, terá a oportunidade de realizar um grande sonho: representar o Brasil no Modelo das Nações Unidas de Harvard (HMUN), que ocorrerá em janeiro de 2025, nos Estados Unidos. Após iniciar uma campanha de financiamento coletivo para cobrir os altos custos da viagem, Yago recebeu o apoio completo da Hayek Global College, instituição internacional com sede em Brasília, que reconheceu seu esforço e determinação.
“Fiquei surpreso quando recebi a mensagem da Hayek. Participar do HMUN, a maior simulação de ONU para alunos do ensino médio, sempre foi um sonho para mim. Agora, com o apoio da Hayek, estou pronto para embarcar nessa experiência transformadora”, afirmou Yago.
Desde 2022, o jovem brasiliense já participou de 18 simulações da ONU e, para o futuro, planeja seguir a carreira de Relações Internacionais, com o objetivo de se tornar diplomata. “Esses eventos são essenciais para desenvolver habilidades de negociação e oratória, que serão fundamentais na minha formação”, completou.
O HMUN reunirá, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, estudantes de todo o mundo em Boston, Massachusetts, para discutir temas globais urgentes, como a crise climática e os avanços da inteligência artificial. Yago foi selecionado para representar o Brasil no comitê do Pacto de Varsóvia, onde debaterá, sob a perspectiva de 1968, como os países membros do tratado deveriam reagir ao desenvolvimento de IA pela OTAN.
A Hayek Global College, com sua missão de formar líderes globais, se uniu à jornada de Yago, considerando que sua trajetória reflete os valores da instituição. “A determinação de Yago é inspiradora. Acreditamos que essa experiência será fundamental para ampliar seus horizontes e desenvolver habilidades importantes para o seu futuro", destacou Edson Agatti, diretor executivo da Hayek.
Essa será a primeira viagem internacional de Yago, que, além de se preparar para o evento, está ansioso para explorar Boston, especialmente por ser sua primeira experiência com neve. A Hayek acompanhará e documentará toda a jornada do estudante, compartilhando sua experiência nas redes sociais, com o objetivo de inspirar outros jovens a buscar oportunidades no cenário global.
“Minha expectativa é que essa seja uma experiência inesquecível, tanto pelo aprendizado quanto pelas vivências únicas que terei. Sou imensamente grato à Hayek por tornar isso possível”, concluiu Yago.
Mín. 18° Máx. 20°