Raffa Makini é um músico e compositor com crescente reconhecimento em Brasília e região. Seus trabalhos misturam várias referências artísticas, elementos da música, e das diferentes funções de linguagem. Essa fusão cria uma experiência rica e multifacetada, combinando informação, emoção, crítica e interação com o receptor da mensagem. Um jeito diferente e provocativo de compor e que chama a atenção por onde passa.
Agora, em 2025, Raffa Makini diz que mostrará a versatilidade de seu talento musical, e apresentará seus novos trabalhos em outro gênero musical, muito diferente, por sinal: Bossa Nova e MPB
"O Hip Hop é uma forma, e não a única. Tem mensagens que soam melhores em outros gêneros musicais. E eu ainda tenho muito pra dizer. O segredo é que quando trago as músicas ao mundo, elas chegam primeiro em Bossa Nova."
Raffa Makini apresentará em 2025, conforme suas próprias palavras, trabalhos mais excêntricos e "chatos" para o público. Não levará em consideração características e temas comerciais para escrever suas canções:
" As músicas terão apenas o que precisam ter."
Suas energias estão concentradas em duas canções, que está finalizando: "Somos Nós", uma canção romântica e melancólica que retrata o drama de um período da história brasileira, e "Intenso Brinquedo", que fala sobre seu jeito de conquistar.
"São dois trabalhos que tenho muito orgulho e que é bem diferente de tudo o que já lancei. Não quero dar spoiler, mas para escrever essas canções me inspirei nos trabalhos de Ancione e Benito Di Paula."
Esclarece, também, que não deixará o Rap. Trata-se apenas de não ser seu foco, em 2025. E diz que está aberto para colaborações, coproduções, e que, inclusive, alguns "feats" estão confirmados para esse ano.
"Finalmente alguns projetos vão sair do papel, em 2025. Alguns videoclipes e mais dois ou três feats."
Mín. 18° Máx. 20°