A inspiração para este artigo está no livro Inteligência Positiva de Shirzad Chamine. O livro explica, de forma didática e objetiva, a metodologia e as finalidades da referida teoria com bastante evidências científicas, e exemplificações que facilitam o entendimento para o leitor.
Mas o que é Inteligência Positiva, afinal?
Para responder está questão, é preciso entender que talvez a principal premissa da Inteligência Positiva é que nosso cérebro pode tanto nos ajudar quanto nos prejudicar. Devemos também levar em consideração que nosso cérebro está em constante atividade, sendo ela consciente ou inconsciente.
Nesse caso, deve-se também levar em consideração que com base teórica neurocientífica 95% da mudança comportamental inicia-se na mente inconsciente, e que quando a mente consciente está distraída apenas 2% da mudança comportamental pertencem à mente consciente.
De forma objetiva e simples, a teoria de Inteligência Positiva aponta quanto por cento seu cérebro trabalha a seu favor, e consequentemente, o quanto te sabota. Por exemplo, se em um teste seu percentual de Inteligência Positiva for setenta e cinco (75), isso significa que seu cérebro trabalha efetivamente, em média, 75% a seu favor, te auxiliando no cumprimento de suas metas e contribuindo para a realização do seu sonho.
Durante os estudos de Inteligência Positiva, nota-se facilmente que muitas de suas características técnicas se assemelham às da teoria da Inteligência Emocional. Por exemplo. Ambas teorias utilizam um valor percentual como resultado avaliativo (quociente); suas finalidades são, praticamente, idênticas; têm por base o reconhecimento do poder da autoanálise; e a eficiência está diretamente relacionada ao nível de comprometimento, maturidade e sinceridade do paciente/cliente/contratante.
Os personagens da Inteligência Positiva.
No livro de Shirzad Chamine, notamos que há vários personagens que representam pensamentos e comportamentos disfuncionais que nos sabotam. Os Sabotadores. Em contrapartida há um outro personagem que representa os pensamentos e comportamentos que enfraquecem estes sabotadores, e consequentemente, te impulsiona para bons resultados, melhor saúde e bem estar. O Sábio.
O mais interessante é que cada um dos sabotadores, apresentados no livro, carregam características específicas, além de uma mentira (justificativa para permanecer no erro), também específica, que procura camuflá-los e escondê-los da percepção e da autoanálise superficial.
O que percebe-se com o formato didático da escrita do livro Inteligência Positiva é que o poder está em nossas mãos. Tanto os sabotadores quanto o sábio fazem parte de nós, e temos poder sobre todos eles. A autoanálise, assim como qualquer outra nova rotina de atividades e exercícios físicos, requer muito de nós, pois exige que a pessoa saia da área de conforto; que mantenha a motivação mesmo diante da descoberta de seus limites e fraquezas; e que mantenha também a humildade e maturidade ao identificar qualidades e habilidades. Porém assim como qualquer outra atividade física, o exercício de autoanálise pode se tornar um habito extremamente construtivo e positivo que lhe ajudará a alcançar a realização de todos os seus objetivos e sonhos.
Mín. 20° Máx. 32°