Quinta, 06 de Agosto de 2020 04:18
(61)3550-7595
News Church ALIMENTO ESPIRITUAL

A Memória da Esperança

Há sempre um espaço para buscarmos na memória a esperança na história que temos escrito com o Senhor.

16/05/2020 09h45 Atualizada há 3 meses
1.939
Por: Editoria News Church
A Memória da Esperança

“Quero trazer  à memória o que me pode dar esperança.” Lamentações 3.21

 

Foi com o objetivo de descrever sua dor e a aflição da sua alma, pela situação do seu povo e da sua cidade amada, Jerusalém, que o profeta Jeremias escreveu seus poemas no livro de Lamentações.

Todos nós já enfrentamos momentos de perda em nossas vidas, e quanto mais envelhecidos pela ação do tempo ficamos, maiores são as perdas que experimentamos e somos lembrados das nossas limitações e da grandeza do poder de DEUS.

Ao ver sua cidade destruída, seus muros derrubados, o templo queimado, e tantos corpos espalhados pelas ruas de Jerusalém e sem poder fazer nada, Jeremias esmorece e fica a cada momento mais entristecido, tendo em sua mente continuamente pensamentos aflitivos e de grande pesar. Seu sentimento esta expresso no versículo 20 "minha alma continuamente, os recorda, e se abate dentro de mim."

Certos momentos da vida são impactantes pela sua própria natureza, o nascimento de um filho, a perda de alguém amado, e têm o poder de nos afligir a alma, turvar o nosso pensamento e nos roubar a esperança que temos em Jesus. Jeremias sente-se assim, pois a "glória se foi, como também a esperança" e uma luta entre a fé e a dor são travadas em sua alma, mas ai entra a transformação da mente e do coração, e sua atitude muda o rumo do seu pensamento: "Quero trazer a memória, aquilo que me dá esperança."; E o que lhe dá esperança?

1. As Misericórdias do Senhor. No hebraico, a palavra misericórdia é "CHESED", o amor imutável. A amor de DEUS permanecia, apesar da dor, do sofrimento do momento, DEUS permanecia amando seu povo. Era o momento de lembrar dos milagres, das vitórias impossíveis, das alegrias insubstituíveis alcançadas na presença de DEUS.

2. Grande é a fidelidade do Senhor. "...a alegria vem pela manhã." (Salmos 30.5). O Senhor voltaria, a alegria voltaria, o choro passaria, pois DEUS é fiel. Aquele momento seria passageiro, e em seu coração Jeremias passou a ter certeza, que o dia do resgate do seu povo viria.

3. Minha porção é o Senhor. "CHELEQ" a palavra usada por Jeremias, significa porção como RECOMPENSA apenas quando faz referência a DEUS. Muito se perdeu, mas foi DEUS que deu. DEUS sempre tem mais para o seu povo, assim, DEUS teria mais para Jerusalém.

Bom é o Senhor, não importa o momento, não importa as dores da alma, as aflições do coração, há sempre um espaço para buscarmos na memória a esperança na história que temos escrito com o Senhor.

 

Com muita esperança em Cristo,

 

Pr. Isaias Coelho

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias