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A valorização dos meios digitais para a negociação de imóveis em Brasília durante a crise

Redes sociais e chats dos sites se tornaram a forma mais prática de negociar.

08/06/2020 20h19
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Por: Da Redação
 A valorização dos meios digitais para a negociação de imóveis em Brasília durante a crise

A forma como os imóveis em Brasília são negociados, seja para aluguel ou venda, já vem mudando há algum tempo. Apesar de ainda existirem pessoas que preferem ir até a imobiliária, conversar cara a cara com o corretor ou marcar um encontro com o proprietário de uma casa ou apartamento, muitos já negociam tudo pela internet.

O processo é bastante simples e até prático, já que a conversa pode acontecer enquanto você está em seu ambiente de trabalho. Ou seja, não é preciso se deslocar para outro lugar. Em tempos de pandemia, se torna ainda mais importante que isso aconteça.

Sem contar que, no caso dos proprietários de imóveis e das imobiliárias, trabalhar com o contato pelas redes sociais garante fechar negócio mais rapidamente.

O que fez o digital se tornar essencial

São vários os fatores que influenciaram para que o meio digital se torna-se essencial. Primeiro podemos citar a rotina cada vez mais corrida que as pessoas têm. Sair no meio de um dia de trabalho ou marcar uma reunião para negociar apartamentos à venda em Brasília se torna inviável. No entanto, existe um objeto que está sempre a mão e que pode facilitar toda a tarefa: o smartphone.

Quantas lojas não vendem diretamente pelo WhatsApp ou usam o chat do Facebook para responderem dúvidas? Assim, nada impedia que o mercado imobiliário também adotasse essa ideia.

Além disso, as pessoas perceberam que o contato pelas redes sociais é tão próximo quanto aquele realizado pessoalmente. Especialmente quando a empresa sabe como cativar seus clientes. E o mercado imobiliário tem aprendido bem essa lição.

Por último, um fato crucial que levou o meio digital a se tornar indispensável foi a pandemia de coronavírus. As pessoas não devem sair de casa, ainda assim, precisam alugar, comprar ou vender imóveis. Então, imobiliárias e proprietários que souberam usar suas redes sociais estão conseguindo negociar.

A tendência é cada vez mais a negociação no meio digital se torne o foco principal. As pessoas estão o tempo todo conectadas. Então, porque não iriam resolver essa questão também online? Quem souber trabalhar bem essa situação, com certeza, sai ganhando.

Dicas para atender e negociar bem pela internet

Sabendo o quanto os meios digitais se tornam indispensáveis para quem trabalha com imóveis, é indicado seguir algumas dicas para manter um bom atendimento e fazer boas negociações com quem está em busca de casas à venda em Brasília.

Peça para os clientes avaliarem o atendimento

Quantas vezes você não ligou para um telefone e, após ser atendido, foi pedido que avaliasse a ligação e o atendimento? No meio digital isso não pode ser esquecido. Assim que se encerra a conversa, não importa em qual rede social, peça que a pessoa avalie o atendimento. Pode ser com estrelas ou notas de um a cinco.

Talvez você não esteja conseguindo responder todas as dúvidas ou não esteja sendo claro. Assim, consegue avaliar o que precisa mudar para conseguir fechar negócio e convencer as pessoas a comprarem ou alugarem imóveis.

Faça o cliente se sentir bem

Mesmo que uma pessoa tenha te procurado para dizer que não concorda com os valores, você precisa fazer com que ela se sinta bem durante a conversa. Empatia é muito importante. Assim que um cliente sente que é compreendido, estará aberto a ouvir o seu lado da negociação.

Então, se a pessoa chega até sua rede social comentando sobre o valor do aluguel, não compre uma briga. Peça que ela relate porque acredita que o valor é injusto. Em seguida, explique o que levou a escolha daquela cobrança, benefícios que o imóvel oferece e tudo o mais. Além disso, esteja aberto a baixar o valor cobrado.

Cuidado com as promessas

No calor de uma boa negociação você pode acabar prometendo demais. Então, mesmo não estando cara a cara com o cliente, tome cuidado com o que você promete em relação a uma casa, apartamento ou espaço comercial.

Não tente ganhar a causa a qualquer custo. Se você perceber que não pode atender tudo que ele deseja, experimente sugerir outro imóvel, mesmo que com preço mais elevado. Você pode, então, explicar o aumento do valor. Melhor isso do que prometer algo que poderá não ser entregue e que queima a sua imagem.

Aposte na resposta automática

As pessoas não querem ficar esperando por uma resposta. No entanto, mesmo no meio digital, você deve cumprir um horário de atendimento. Por exemplo, se sua imobiliária atende das 9h às 19h, mantenha esse mesmo período para o atendimento digital. Quem vende por conta própria também pode adotar o horário comercial.

Ainda assim, sabemos que as pessoas têm pressa por um retorno. Então, pode acontecer de um cliente estar em busca de um imóvel às 21h e chegar até você. Para evitar que ele desista, adote os chat bots ou respostas automáticas. Pode informar que em breve a pessoa receberá um retorno e que sua empresa atende no período comercial.

Trabalhe com canais alternativos

Apesar de uma conversa começar no meio digital, existem clientes que ainda têm a necessidade de falar com alguém no telefone ou gostam de algo mais concreto, como o e-mail. Então, você deve ter canais de comunicação nas redes sociais, mas não se esqueça de oferecer alternativas.

A resposta automática das redes pode incluir um: se preferir nos mande um e-mail ou ligue em horário comercial para o número X. Assim, o cliente percebe que tem várias formas de entrar em contato para negociar um imóvel que tenha chamado sua atenção.

Esteja aberto a feedbacks negativos

Nem sempre você vai receber retornos positivos sobre uma casa ou apartamento que está divulgado. Algumas pessoas vão procurá-lo para reclamar e você precisa lidar com isso. Da mesma forma, pode acontecer de receber feedbacks negativos sobre a negociação.

Esteja preparado para isso e não veja como um fracasso, mas sim como um sinal de que algo precisa ser mudado. O que você pode tirar de um feedback negativo que vai melhorar a forma como negocia imóveis para alugar ou vender?

 

Como você pode ver, os meios digitais são essenciais para quem vende ou aluga imóveis. Não deixe de conferir se está fazendo tudo certo, afinal, é através da internet que seus clientes vão te procurar por primeiro.

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