Segunda, 28 de Setembro de 2020 06:35
(61)3550-7595
Geral Novo Emprego

Hora da Entrevista

O que preciso fazer?

19/06/2020 01h27 Atualizada há 3 meses
1.485
Por: Rafael de O. Afonso
Como se preparar para a entrevista de emprego?
Como se preparar para a entrevista de emprego?

 

Por qual motivo tantas pessoas, em todo o mundo, se assustam com esta etapa do processo seletivo?

Tecnicamente respondendo, pode-se citar o fato de que a entrevista de emprego é uma etapa decisiva do processo seletivo profissional. Por outro lado, pode-se também citar as questões psicológicas, enfatizando os fenômenos das interações mente e corpo. E também pode-se levar em consideração a situação financeira que também interfere nos questões emocionais das pessoas.

Sigmund Freud dizia que o pensamento é o ensaio da ação. Com essa afirmativa, podemos interpretar que o exercício da reflexão é um caminho seguro para a reação assertiva. Portanto, a primeira dica é ensaiar. O objetivo deste ensaio não é decorar perguntas e respostas, mas principalmente a autoconsciência, preservando sua personalidade e sua saúde.

Procure responder, com sinceridade e responsabilidade, as principais perguntas de uma entrevista de emprego, como:

- Quais são seus pontos fortes?

- Quais são seus pontos fracos?

- Por que você quer trabalhar aqui?

- Por que você está desempregado(a)?

- Por que devo te contratar?

Entre muitas outras perguntas que podem ser feitas sobre sua vida profissional e pessoal.

Outro ponto importante é entender que o entrevistador não é um inimigo. A intenção do referido profissional não é te reprovar. O objetivo maior do entrevistador está, justamente, no encaixe perfeito do candidato à vaga de emprego. Portanto, na entrevista de emprego, faz-se necessário a análise e avaliação mais criteriosa e aprofundada do candidato.

Terceiro ponto. Cuidado com as gírias e com os vícios de linguagem. Para manter uma boa fluência verbal, desenvolva um bom vocabulário. Para isso, procure desenvolver o hábito da leitura, e lembre-se: Não é obrigatório ler Fiódor Dostoiévski. Preocupe-se com a leitura constante, sobre um assunto que te interessa e que tenha potencial de te ajudar com este objetivo.

O que vestir?

A falta de atenção com a apresentação também é um problema muito grave. Evite aparecer em uma entrevista de emprego usando bermuda, boné, óculos de sol, chinelo, decote, regata, saias/shorts curtos, perfumes fortes, "rasteirinhas", camisas de partido político ou de times de futebol. Por outro lado, evite também os trajes extremamente formais, muitas vezes pode parecer exagerado. Respeite sua personalidade, fique confortável, mas também tenha bom senso na hora de se vestir para uma entrevista de emprego.

E para finalizar, tenha muito cuidado com sua postura. Evite debruçar-se na mesa do entrevistador; cumprimente o entrevistador assim que você for recebido; evite interrompê-lo; cuidado com as gesticulações exageradas e desconexas; olhe nos olhos do entrevistador; e o agradeça pela oportunidade assim que a entrevista terminar.

Ao cuidar de todas estas questões, com certeza, o profissional terá muito mais chances de ser convocado para participar das próximas etapas de um processo seletivo, ou até mesmo de ser contratado. Este mesmo profissional estará também desenvolvendo seu nível de autoconsciência, que é um dos principais pilares da inteligência emocional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Desenvolvimento Pessoal
Sobre Desenvolvimento Pessoal
A coluna Desenvolvimento Pessoal tem o principal objetivo de contribuir com a sociedade oferecendo dicas e informações que possam inspirar e contribuir positivamente com a motivação das pessoas que procuram desenvolver-se pessoal ou profissionalmente. A missão é que a coluna seja interativa e democrática, e que os leitores possam enviar suas dúvidas e questionamentos para que os artigos sejam elaborados de forma personalizada.
Brasília - DF
Atualizado às 06h24 - Fonte: Climatempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 33°

18° Sensação
6 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Quarta (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias