Por qual motivo tantas pessoas, em todo o mundo, se assustam com esta etapa do processo seletivo?
Tecnicamente respondendo, pode-se citar o fato de que a entrevista de emprego é uma etapa decisiva do processo seletivo profissional. Por outro lado, pode-se também citar as questões psicológicas, enfatizando os fenômenos das interações mente e corpo. E também pode-se levar em consideração a situação financeira que também interfere nos questões emocionais das pessoas.
Sigmund Freud dizia que o pensamento é o ensaio da ação. Com essa afirmativa, podemos interpretar que o exercício da reflexão é um caminho seguro para a reação assertiva. Portanto, a primeira dica é ensaiar. O objetivo deste ensaio não é decorar perguntas e respostas, mas principalmente a autoconsciência, preservando sua personalidade e sua saúde.
Procure responder, com sinceridade e responsabilidade, as principais perguntas de uma entrevista de emprego, como:
- Quais são seus pontos fortes?
- Quais são seus pontos fracos?
- Por que você quer trabalhar aqui?
- Por que você está desempregado(a)?
- Por que devo te contratar?
Entre muitas outras perguntas que podem ser feitas sobre sua vida profissional e pessoal.
Outro ponto importante é entender que o entrevistador não é um inimigo. A intenção do referido profissional não é te reprovar. O objetivo maior do entrevistador está, justamente, no encaixe perfeito do candidato à vaga de emprego. Portanto, na entrevista de emprego, faz-se necessário a análise e avaliação mais criteriosa e aprofundada do candidato.
Terceiro ponto. Cuidado com as gírias e com os vícios de linguagem. Para manter uma boa fluência verbal, desenvolva um bom vocabulário. Para isso, procure desenvolver o hábito da leitura, e lembre-se: Não é obrigatório ler Fiódor Dostoiévski. Preocupe-se com a leitura constante, sobre um assunto que te interessa e que tenha potencial de te ajudar com este objetivo.
O que vestir?
A falta de atenção com a apresentação também é um problema muito grave. Evite aparecer em uma entrevista de emprego usando bermuda, boné, óculos de sol, chinelo, decote, regata, saias/shorts curtos, perfumes fortes, "rasteirinhas", camisas de partido político ou de times de futebol. Por outro lado, evite também os trajes extremamente formais, muitas vezes pode parecer exagerado. Respeite sua personalidade, fique confortável, mas também tenha bom senso na hora de se vestir para uma entrevista de emprego.
E para finalizar, tenha muito cuidado com sua postura. Evite debruçar-se na mesa do entrevistador; cumprimente o entrevistador assim que você for recebido; evite interrompê-lo; cuidado com as gesticulações exageradas e desconexas; olhe nos olhos do entrevistador; e o agradeça pela oportunidade assim que a entrevista terminar.
Ao cuidar de todas estas questões, com certeza, o profissional terá muito mais chances de ser convocado para participar das próximas etapas de um processo seletivo, ou até mesmo de ser contratado. Este mesmo profissional estará também desenvolvendo seu nível de autoconsciência, que é um dos principais pilares da inteligência emocional.
Mín. 20° Máx. 32°