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Segmentação Mercadológica

Quem é meu público alvo?

19/10/2020 12h10
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Por: Rafael de O. Afonso
Segmentação Mercadológica

Informação importante para empreendedores individuais e estudantes de administração, principalmente. Compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho.

Muito se fala sobre criar ou determinar seu público alvo, não é verdade?
E se eu te disser que há um estudo mais complexo que determina com mais exatidão e eficiência a identificação do seu público alvo?

Sim, é o estudo da segmentação mercadológica, também conhecida como segmentação de marketing, que além de determinar seu segmento de mercado, indica também o perfil do seu público alvo.

TIPOS DE SEGMENTAÇÃO MERCADOLÓGICA.

- SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA
- SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA
- SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL
- E SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA

Outro ponto importante é entender, definitivamente, que é a sua empresa ou ideia que deve se adequar ao seu público alvo e não o contrário, como se imagina.



SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA

Com ela você entenderá mais sobre dados populacionais do seu público alvo, como: idade, gênero, estado civil, nacionalidade e religião, por exemplo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA?

Para se desenvolver estratégias comerciais eficientes, o quesito mínimo é entender que um jovem de 17 anos tem dificuldades diferentes de um senhor de 71 anos. Ou também perceber que as preocupações de alguém com renda alta é diferente das preocupações do público de renda baixa.

Agora imagina uma mulher japonesa com renda alta, solteira, sem filhos, com 25 anos de idade. E imagine também um homem árabe de renda baixa, casado, com 3 filhos, e com 52 anos. Qual a probabilidade dos dois terem preocupações, interesses, preferências e prioridades iguais?

Realizando este estudo mercadológico, você consegue identificar um público alvo mais específico e entenderá melhor como se comunicar com ele.

Ex. de tipos de segmentação demográfica: renda, gênero, idade, nacionalidade, nível de instrução, religião e estado civil.


SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA

Vamos falar um pouco sobre segmentação mercadológica geográfica.

Parece chato né? Mas, na verdade, trata-se de um tipo de segmentação fundamental no estudo de marketing.

Saber onde meu público se encontra, me permitirá responder outras questões importantes, como: estilo de venda, tipo de anúncio, quais veículos de comunicação utilizar, linguagem e muitas outras questões relacionadas.

País, continente, estado, densidade populacional (urbano, suburbano e rural) e clima são variáveis do estudo de segmentação geográfica.

Obs. Empresas do ramo têxtil ou alimentos são os que mais precisam de um estudo aprofundado sobre clima e região, por exemplo.

Em outras palavras, a segmentação mercadológica geográfica me indicará, principalmente, onde meu público alvo está, e como devo vender.


SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA

Se você, assim como eu, já foi ou é fã de histórias em quadrinhos, possivelmente já se encantou com o incrível poder de ler mentes.

A segmentação psicográfica classifica seu público alvo conforme aspectos psicológicos, o que lhe permite entender a mente do seu cliente ideal quiçá melhor do que ele mesmo.

São exemplos de segmentação psicográfica: valores, desejos, ambições, medos, dores, aspirações, estilo de vida, personalidade, opiniões e também as preferências culturais, políticas e econômicas.

Estudo essencial para a definição do seu público alvo. É uma pesquisa que exige muito cuidado e atenção aos detalhes, mas quando bem feita garante ótimos resultados.



SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL

A segmentação comportamental é um estudo que identifica como o seu público alvo age com seu produto/serviço.

Com a segmentação comportamental é possível determinar padrões de uso que ajudam a definir ações promocionais mais assertivas, desenvolver atributos em produtos/serviços e personalizar a experiência de consumo de seus clientes.

TIPOS DE SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL.

ORIENTADA À OCASIÃO: refere-se quando um produto é comprado para uma situação específica, pode ser algo cotidiano ou que acontecerá apenas uma vez.

ORIENTADA AO USO: é quando se toma por referência o número de vezes que o consumidor usa o produto. A utilização pode ser de nível intenso, moderado ou mínimo.

ORIENTADA À LEALDADE: este tipo de segmentação comportamental é focada nas taxas de retenção de clientes. Associar ao produto/serviço, estratégias comerciais de fidelização de clientes e pós venda. A vantagem principal é o marketing direto (boca a boca).

ORIENTADA AOS BENEFÍCIOS: importante ressaltar que nem sempre o benefício está associado às questões financeiras. O foco é entender todas as vantagens e benefícios que seu público busca ao comprar seu produto/serviço. A segmentação comportamental lhe apresentará informações extremamente importantes para as suas estratégias comerciais.

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