Domingo, 01 de Agosto de 2021 04:55
61986532210
Geral Pará

Agentes da Adepará monitoram mosca-da-carambola em São Félix do Xingu

A mosca-da-carambola está entre as pragas mais prejudiciais à produção de frutas brasileiras

22/07/2021 19h30
44
Por: Adenildo Souza Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Foto: Divulgação
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), por meio do Programa de Erradicação da mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), promoveu nesta quinta-feira (22), um monitoramento da praga no município de São Félix do Xingu, na região sudeste. A localidade não tem incidência da mosca, mas agentes da Adepará realizam ações preventivas e de controle para garantir a sanidade vegetal dos plantios. A mosca-da-carambola está entre as pragas mais prejudiciais à produção de frutas brasileiras.

Para identificar a presença do foco da mosca são instalados dois tipos de armadilhas, a armadilha Jackson captura machos e a armadilha McPhail captura machos e fêmeas da espécie. Ambas identificadas e georreferenciadas para possibilitar o monitoramento.

“No município de São Félix do Xingu, as armadilhas foram instaladas em cinco pontos estratégicos, todos locais com grande fluxo de pessoas e transporte de cargas, mas não identificamos nenhum vestígio da praga”, pontuou Paulo Henrique Silva, Fiscal Estadual Agropecuário (FEA) no município.

Foto: Divulgação

No Pará, o Programa de Erradicação da mosca-da-carambola é coordenado pela Gerência do Programa de Erradicação da Mosca das Frutas (GPEM), da Adepará.

A lei estadual nº 7.392/2010 prevê penalidades para quem transportar ou vender frutos hospedeiros com a presença do inseto, resultando em apreensão e destruição das frutas, além de multa para quem as transporta ou comercializa.

Mosca-da-carambola

O Brasil tem cerca de 100 espécies de mosca-da-carambola Algumas destas são consideradas pragas quarentenárias, pois os países que importam frutos in natura impõem barreiras para impedir a introdução de espécies exóticas em seus territórios, obrigando os países exportadores a aprimorar suas técnicas de controle das pragas. 

O primeiro registro da praga no Brasil foi em 1996, no Oiapoque, Estado do Amapá. É considerada uma praga quarentenária A2 para o Brasil (localizada em área restrita no país e submetida a controle oficial), podendo causar grande impacto socioeconômico e ambiental ao se dispersar para outras regiões.

Ainda de acordo com o FEA Paulo Henrique Silva, “a presença da mosca-da-carambola nos limites do Estado do Amapá levaria o mercado internacional de exportação de frutos brasileiros (in natura) a se tornar alvo de restrições. Neste contexto, a Adepará atua a partir de ações rotineiras para identificar e eliminar de imediato a praga, caso identificada”, finaliza. 

Danos econômicos

O ataque da mosca-da-carambola provoca perdas na produção, pois os frutos infestados têm seu desenvolvimento afetado e caem precocemente (perda direta). As medidas empregadas para o controle de moscas-das-frutas aumentam os custos de produção. A depreciação do fruto infestado implica em menor valor comercial e em frutos que suportam menos tempo na prateleira, pois apodrecem precocemente.

Ferramenta

Para auxiliar os agentes no campo, a Adepará implantará a ferramenta Vigiagropec, um arrojado sistema que vai reunir todas as informações do Programa de Erradicação da Mosca das Frutas e, assim, otimizar a atuação dos servidores no campo. 

Com o Vigiagropec, os servidores integrantes da linha de frente terão equipamentos de alta performance (tablets) e utilizarão códigos QR Code para dinamizar as ações de combate à praga.

Por Rodrigo Reis (ADEPARÁ)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 04h51 - Fonte: Climatempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. 11° Máx. 25°

16° Sensação
15 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias