Sábado, 18 de novembro de 201718/11/2017
(61) 985100214
Nublado
18º
20º
25º
Federal District - BR
Erro ao processar!
Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Pessoal

A coluna Desenvolvimento Pessoal tem o principal objetivo de contribuir com a sociedade oferecendo dicas e informações que possam inspirar e contribuir positivamente com a motivação das pessoas que procuram desenvolver-se pessoal ou profissionalmente. A missão é que a coluna seja interativa e democrática, e que os leitores possam enviar suas dúvidas e questionamentos para que os artigos sejam elaborados de forma personalizada.

GERAL
Recolocação Profissional
Elaborando um bom currículo
Rafael de O. Afonso Brasília - DF
Postada em 26/06/2017 ás 18h29 - atualizada em 26/06/2017 ás 18h38
Recolocação Profissional

Deve-se levar em consideração a importância de selecionar bem as informações que vão ser postas em um currículo. Deve-se também levar em consideração a sequência lógica do preenchimento destas informações no referido documento.


A primeira informação importante é que hoje já não se faz necessário a utilização do título “Currículo Vitae” no inicio do documento. Podendo ser substituído por seu nome completo em destaque, centralizado, e seguindo as normas de margem da ABNT.


Quando o documento é impresso, também faz diferença colocar o cargo pretendido. Isso demonstra que você personalizou seu currículo para uma vaga específica, e esse cuidado também demonstra sua responsabilidade e interesse para com a empresa que receberá seu currículo.


Caso o envio do documento seja via email é importante salvar o currículo em PDF, por ser uma extensão comum e de fácil acesso.  Neste caso, também não se faz necessário a descrição do cargo pretendido, no arquivo. Porém, é importante que seja elaborado um texto de apresentação formal para encaminhar junto com o currículo, em anexo, citando o cargo pretendido e, se possível, o nome da organização que receberá seu currículo.


Quanto aos dados pessoas, atente-se quanto ás informações de contato para estarem sempre atualizadas. Informe um telefone de contato, com DDD, que esteja disponível e de fácil acesso para evitar ligações perdidas. Muitas empresas desistem de um candidato após várias tentativas de contato. Outra dica importante é atentar-se ao seu endereço de email. Elabore um email profissional, com seu nome e sobrenome, por exemplo. Não são interessantes e-mails muito informais, com apelidos, nomes no diminutivo, ou gírias. A principal importância de tomar estes cuidados é evitar uma má impressão.


Importante também ressaltar que não se faz necessário, também, o preenchimento do endereço, no documento. O departamento de recursos humanos que receberá os currículos, por uma questão estratégica, pode dar preferência a candidatos que moram mais perto da empresa, minimizando sua oportunidade de contratação.


Em caso de currículos impressos, evite também colocar a data, pois currículos muito antigos podem ser descartados, evitando uma possível reavaliação para uma vaga futura.


Logo no início do documento também é interessante já informar suas qualificações acadêmicas. Descrevendo se está cursando, ou se já concluiu seus estudos, além do nome da referida instituição onde está se formando, ou se formou. Caso ainda não tenha concluído sua qualificação, é interessante informar, também, a data prevista de conclusão, no currículo.


Pode-se também criar um resumo de qualificações no inicio do currículo, onde você pode destacar suas principais experiência e qualificações para o cargo pretendido.


No momento de informar as experiências profissionais, dê preferência às experiências que, realmente, podem justificar sua contratação para o cargo pretendido. Não é preciso descrever todas as experiências profissionais, isso pode deixar o currículo muito extenso e isso não, necessariamente, é algo positivo para as empresas.


Observação: É fundamental colocar o nome das empresas onde se trabalhou além da data de admissão, demissão, e promoção. Tática muito recomendada para quem construiu carreira em alguma empresa e foi promovido algumas vezes. Isso pode inspirar confiança nos avaliadores para com o candidato.


Em caso de não ter ainda experiência profissional, pode ser elaborada uma pequena apresentação, onde você poderá descrever suas principais características profissionais, e o motivo de seus interesses e objetivo com a empresa.


Em caso de profissionais bilíngues, é importante descrever seu nível de conhecimento na referida língua estrangeira, informando se seu nível de domínio é básico, intermediário ou avançado, por exemplo. Essa informação também pode ser inserida logo no início, após informar aos dados pessoais ou o seu nível acadêmico.


Pra finalizar o currículo podem-se colocar os cursos de extensão, cursos livres, palestras e workshops que participou, podendo dar destaque aos cursos e eventos voltados para a área de gestão e informática.


Espero que todas estas dicas possam esclarecer, definitivamente, as dúvidas referentes ao assunto. Este primeiro artigo foi elaborado, especialmente, para aqueles que buscam por recolocação profissional, e para aqueles que estão em busca da primeira oportunidade de emprego.

FONTE: Rafael O. Afonso
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Rafael de O. Afonso
Rafael de O. Afonso

Graduado em Administração de Empresas. Trabalha com consultoria Organizacional nas áreas de gestão de processos. É consultor de desenvolvimento pessoal e profissional. Atualmente pesquisa, estuda e desenvolve técnicas inovadoras e possíveis melhorias nos processos de consultoria pessoal.

Brasília - DF
afonso.adm360@gmail.com

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Lula
106 votos - 51.7%

Jair Bolsonaro
51 votos - 24.9%

Marina Silva
39 votos - 19.0%

Aécio Neves
9 votos - 4.4%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium