A Comissão de Educação (CE) pode votar, na próxima segunda-feira (23) , a proibição da entrada de crianças e adolescentes em eventos com livre fornecimento de bebidas alcoólicas. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 486/2018 é dirigido a eventos do tipo open bar, por exemplo. A reunião está marcada para as 16 horas.
O projeto, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA — Lei 8.069, de 1990) e impõe multa e permite o fechamento, em caso de reincidência, de estabelecimentos que admitam a entrada ou a permanência de criança ou de adolescente nesses eventos. O texto já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH).
Originalmente, o texto mencionava explicitamente a proibição de menores de 18 anos em bailes funk, mas o relator na CDH, senador Eduardo Girão (Podemos-CE), acatou uma emenda que retirou a expressão do texto. De acordo com o senador, falar exclusivamente de baile funk restringia o âmbito do projeto.
Na CE, o relatório do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é pela aprovação do texto, com emendas. Na versão de Randolfe, o texto também fica sem a referência a bailes funk, mas ganha a expressão “de amplo acesso ao público” para evitar, por exemplo, a interpretação de que a proibição incluísse eventos familiares ou privados em que há consumo de bebida alcóolica.
Ministro
Na mesma reunião, a Comissão pode votar requerimento do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) para que o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, vá à Comissão prestar informações sobre declarações recentes. Entre as declarações citadas no texto está a de que crianças com deficiência “atrapalham o aprendizado”, se colocadas na mesma sala de alunos sem deficiência.
Para o senador, a declaração causou consternação geral e mostrou uma visão torpe sobre a inclusão das crianças com deficiência no ambiente escolar, contrária aos valores norteadores do Brasil.
Comentários
Faça login para comentar
Para garantir um ambiente de debate saudável, os comentários são exclusivos para usuários cadastrados.