Pular para o conteúdo
Publicidade

Fotógrafo cego lança livro com imagens e poesias no Senado

O fotógrafo e poeta Luciano Ambrósio, que é cego, lança no dia 17 de novembro, às 18h30, o livro Meu Olhar, na Biblioteca Luiz Gama, no Senado Federal.

27/10/2026 às 11h09 1 min de leitura
Da Redação 1 min
Da Redação • 27/10/2026 às 11h09

O fotógrafo e poeta Luciano Ambrósio, que é cego, lança no dia 17 de novembro, às 18h30, o livro Meu Olhar, na Biblioteca Luiz Gama, no Senado Federal. Publicada pela editora Art Letras, a obra reúne fotografias e poesias do autor, que retrata Brasília a partir de um método próprio de percepção do espaço.

Antes de fotografar, Luciano reconhece o ambiente pelo tato, pela textura do chão, pela inclinação do terreno e pelos sons ao redor. Em seguida, usa um aplicativo que descreve imagens em voz alta para confirmar o enquadramento e só então faz o clique. O processo, desenvolvido ao longo de anos, deu nome e forma ao livro.

Para o autor, fotografia e poesia se completam. “Nem a fotografia por si só diz tudo o que eu quero dizer. Ela dá uma pista, o resto é com quem está vendo”, explica. Nos poemas, ele aborda fé, espiritualidade e otimismo, temas que, segundo ele, revelam o que está “nas entrelinhas”.

Luciano não esconde as marcas de um enquadramento feito sem visão, como um leve tremor ou uma composição menos previsível. Para ele, esses traços tornam o trabalho autêntico. “Isso caracteriza bem que é uma foto de um cego, de uma pessoa com um olhar diferenciado”, diz.

O autor espera que o livro aproxime o público da própria humanidade. “Quero que o leitor se reconheça ali, nas coisas que eu vejo e na forma como escrevo. Independentemente de eu ser cego e você enxergar, em essência somos todos iguais, é nessa humanidade que a gente se encontra.”

Serviço
Lançamento do livro Meu Olhar, de Luciano Ambrósio
Data: 17 de novembro (terça-feira), às 18h30
Local: Biblioteca Luiz Gama, Senado Federal
Entrada gratuita

Compartilhar
Você também pode noticiar Aconteceu algo na sua região? Envie para o DF Agora.
Enviar notícia

Comentários

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE