A Comissão de Relações Exteriores (CRE) se reúne nesta terça-feira (6), a partir das 9h, para analisar quatro indicações para embaixadas. Além das nomeações, a CRE deve decidir sobre o seu novo regulamento interno, que faz exigências dos candidatos a postos diplomáticos.
As quatro nomeações que passarão por sabatina e deliberação da CRE serão:
-
Tovar da Silva Nunes, para a Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça (MSF 17/2021)
-
Rodrigo de Lima Baena Soares, para a Embaixada do Brasil na Federação da Rússia (que acumula o Uzbequistão) (MSF 16/2021)
-
Otávio Brandelli, para a Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington, nos Estados Unidos (MSF 14/2021)
-
Marcos Arbizu de Souza Campos, para a Embaixada do Brasil na Nova Zelândia (que acumula Samoa, Tuvalu, Kiribati e Tonga) (MSF 15/2021)
Antes das sabatinas, porém, a CRE deve aprovar o seu Regulamento Interno, proposto pela presidente da comissão, senadora Kátia Abreu (PP-TO). O texto inaugura a obrigação de que os candidatos a postos diplomáticos apresentem o planejamento estratégico da missão ou delegação, que deverá conter metas e prioridades para a gestão. Nenhuma indicação de embaixador será votada antes da apresentação do planejamento estratégico. A metodologia para elaboração do documento será desenvolvida pelo Ministério das Relações Exteriores.
Também constam na pauta da CRE dois requerimentos sugerindo a organização de audiências públicas, ambos de autoria da senadora Kátia Abreu. Um dos eventos (REQ 3/2021) deverá debater a posição do Senado para a participação do Brasil nas conferências das Nações Unidas para o clima (COP-26, na Escócia, em novembro) e para a biodiversidade (COP-15, na China, em outubro). A segunda audiência (REQ 2/2021) tratará sobre acordos comerciais, abertura e integração.
Como participar
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.
Comentários
Faça login para comentar
Para garantir um ambiente de debate saudável, os comentários são exclusivos para usuários cadastrados.