Pular para o conteúdo
Publicidade

Hospital de Clínicas e Alepa discutem fortalecimento da rede de saúde mental

Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado esteve na instituição, que é referência em psiquiatria

21/06/2021 às 18h50 · 2 min de leitura
Da Redação 2 min
Da Redação • 21/06/2021 às 18h50

Referência nas especialidades psiquiatria, cardiologia e nefrologia, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) recebeu nesta segunda-feira (21) a visita de representantes da Comissão de Direitos Humanos e do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), como parte de um trabalho do grupo para o fortalecimento da rede de saúde mental no Estado, diante das consequências da pandemia de Covid-19.  

Na abertura do encontro, Ivete Vaz, diretora-presidente da Fundação, destacou a importância do trabalho realizado pela instituição desde sua inauguração, em 1989, e principalmente ao longo dos últimos meses, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Esse Hospital nasceu pela psiquiatria e sempre esteve de portas abertas para o acolhimento emergencial de pessoas com algum tipo de sofrimento mental. Desde o início da pandemia, temos visto um aumento significativo de pessoas com essa necessidade de atendimento, o que mostra a necessidade de fortalecimento de toda essa rede”, frisou a diretora.

O presidente da Comissão na Alepa, deputado Carlos Bordalo (PT), falou sobre a escolha do Hospital como marco para os trabalhos do grupo, formado por representantes da Associação Brasileira de Saúde Mental – Diretoria Norte, Conselho Regional de Psicologia, Secretaria Municipal de Saúde e outras instituições ligadas ao tema. “A cada ano escolhemos um tema que não esteja na agenda de debates tradicionais da luta por direitos humanos. Com a pandemia, entendemos a necessidade de debater a saúde mental. Por isso, viemos ao Hospital de Clínicas, que tem sua importância como referência para esse tipo de atendimento, e será o ponto de partida para as estratégias de continuidade dos trabalhos da Comissão”, informou o parlamentar.

Além de uma visita aos setores de internação e emergência psiquiátrica, o grupo de trabalho da Comissão acompanhou uma apresentação com dados de atendimento do Hospital nessa referência, entre eles o quantitativo de atendimentos nos últimos anos, percentual de ocupação de leitos, estratégias de funcionamento, perfil dos pacientes e dos profissionais envolvidos na assistência, as melhorias realizadas ao longo dos últimos meses e os projetos em desenvolvimento.

Por Marcelo Leite (HC)

Compartilhar
Você também pode noticiar Aconteceu algo na sua região? Envie para o DF Agora.
Enviar notícia

Comentários

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE