Pular para o conteúdo
Publicidade

Parque Zoobotânico Mangal das Garças é opção de lazer e passeio ao ar livre neste mês de julho

O espaço tem atrativos que garantem a diversão de adultos e crianças, com caminhadas que permitem a apreciação da fauna e da flora amazônica, de 8h às 18h

15/07/2021 às 15h35 · 6 min de leitura
Da Redação 6 min
Da Redação • 15/07/2021 às 15h35

Aos que desejam aproveitar o que Belém tem de melhor no mês das férias o Mangal das Garças é uma ótima opção de lazer. O Parque Zoobotânico se consagra como um dos melhores destinos quando o assunto é passeio ao ar livre. No local, é possível entrar em contato com uma amostra da fauna e da flora amazônica e ainda apreciar a culinária regional. O Mangal é aberto ao público de terça a domingo, de 8h às 18h.

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças possui grandes atrativos que garantem a diversão das crianças no mês das férias. Durante o passeio, muitos animais de vida livre como garças, iguanas e flamingos encantam os visitantes pelos caminhos e trilhas do Parque. Aves pernaltas, marrecas e quelônios convivem embelezados pelas vitórias régias nos lagos artificiais.

Administrado pela Organização Social Pará 2000, o Mangal também realiza um excelente trabalho com animais resgatados, garantindo a eles todo o aparato necessário para que possam se recuperar e ter uma vida mais digna, incluindo, no caso dos espécies que não tenham condições de retorno à natureza, a integração destes a espaços monitorados e adequados para cada espécie. Dentre os espaços monitorados estão:

Reserva José Márcio Ayres –Conhecida popularmente como borboletário, a reserva é um espaço de contemplação da natureza, que possui diversas espécies de aves como o Beija-flor(Chlorestes notatus), Curió (Sporophila angolensis), Periquitos-de-asa-branca (Brotogeris versicolurus) Pavãozinho do Pará (Eurypyga helias) e outras. Marrecas Irerê (Dendrocygna viduata)e a arraia Negra (Potamotrygon leopoldi)também podem ser encontrados no local; além das famosas borboletas, de quatro espécies diferentes: a borboleta Júlia, a borboleta-coruja, a borboleta-brancão e a ponto-de-laranja. Diariamente ocorre, dentro da reserva, às 10h e às 16h, a soltura de borboletas recém saídas do casulo, momento considerado de beleza ímpar  pelos visitantes.

Viveiro das Aningas –O Viveiro das Aningas é outro dos espaços monitorados do Mangal das Garças, montado em uma estrutura metálica que permite sustentar uma leve tela, onde o visitante pode internamente apreciar mais de 35 espécies de aves moradoras do local, algumas consideradas aves exóticas, como a Jacupemba (Penelope superciliaris), o Japu (Psarocolius decumanus), o Colheiro (Platalea ajaja), o Mutum de Penacho (Crax fasciolata), entre outras.

“O Mangal tem uma proposta de recuperar animais vítimas de acidentes, do tráfico ilegal, abandono e maus-tratos das mais diversas naturezas, que não podem ser reintegrados em seus respectivos habitats de origem. Nós damos uma oportunidade a animais que não estão saudáveis e que, em muitos casos, sofreram danos irreparáveis”, explica Camilo González, veterinário do Mangal das Garças.

Farol de Belém –Junto do Viveiro, uma torre em estrutura metálica de 47 metros de altura e dois níveis de observação, a 15 e a 27 metros, de onde se descortina a bela cidade das mangueiras, sendo possível contemplar uma grande extensão da Orla de Belém. O farol no topo está inscrito nas cartas náuticas brasileiras.
Mirante do Rio –A partir do pavilhão central, numa elevação que avança sobre a vegetação nativa e dá acesso a uma passarela de 100 metros sobre a várzea, o visitante tem acesso ao Mirante que permite uma vista ampla do do centro histórico de Belém e do rio Guamá sendo um dos locais mais procurados para contemplação do pôr do sol na cidade.  

Lago Cavername e Lago da Ponta –Aves pernaltas como flamingos e Guarás, Cisnes, marrecas e quelônios como tracajás (Podocnemis unifilis), tartarugas das Amazônia (Podocnemis expansa) e Aperema (Rhinoclemmys punctularia) convivem nos lagos artificiais. Em destaque no local está a escultura em madeira do artista plástico Geraldo Teixeira e vitórias-régias, além de uma pequena “ilha” para convivência das aves.

Fonte de Caruanas –Cascata de pedra próxima a entrada do Parque, onde nasce um riacho. Em destaque a escultura de bronze da artista plástica Sônia Ebling.

Memorial Amazônico da Navegação –Detalhes transformam o Memorial Amazônico da Navegação num ambiente atrativo e diferente. Os visitantes encontram no museu os três aspectos da evolução dos meios de transporte de navegação na Amazônia: o aspecto militar, (representado pela Marinha do Brasil); o comercial representado por um breve histórico da Enasa; e o regional, revelado na exposição de barcos que são muitos utilizados na região Norte.

“Visitar o Mangal é uma excelente escolha em Belém, pois além de ser uma atração turística, é também um lugar de aprendizagem, onde pode-se acompanhar bem de perto o comportamento dos animais nos espaços monitorados e na fauna livre”, comenta Basílio Guerreiro, biólogo do Mangal das Garças.

Gastronomia –O Mangal também dispõe de ótimas opções de gastronomia. O Manjar das Garças é um premiado restaurante, conhecido especialmente pela culinária regional. O quiosque Pai D’Égua também é famoso por sua comida caseira e pelos souvenirs, que são excelentes opções de presentes, tanto para os visitantes paraenses, quanto para os turistas que desejam levar uma lembrança deste ponto turístico da cidade.

Flores –A floricultura Amazon Flores, recém inaugurada no Mangal das Garças, está com muita variedade de plantas e flores. O espaço aproveita uma grande parte da arquitetura de madeira do orquidário, também surge com um conceito ecológico, com um quiosque e exóticos vasos feitos de bambu.

As corujas Cecília e Olivia também fazem a alegria das crianças, que adoram fazer fotografias junto as aves. Elas podem ser vistas todos os dias no Mangal.  “Ninguém sai do Parque sem um conceito de educação ambiental, que é passado através da soltura das borboletas, alimentação das garças e passeios da coruja Olívia, eventos que acontecem todos os dias no Mangal e sempre encantam os visitantes” conta Basílio Guerreiro.

Programação diária no Mangal:
– Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado)
– Passeio da Coruja Olívia: de terça a sexta – 17h
– Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h, 15h, 17h30

Serviço:
O acesso ao Mangal das Garças exige o uso obrigatório de máscara e permanência no local.
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 18h. O espaço fecha para manutenção nas segundas-feiras.
Espaços monitorados: Farol, Viveiro das Aningas, Museu Amazônico da Navegação e reserva José Márcio Ayres (borboletário). Para visitar os espaços monitorados, é necessário adquirir o ingresso por R$ 5,00.

*Texto de Beatriz Pastana e Gabriel Nascimento (Ascom da OS Pará 2000).

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)

Compartilhar
Você também pode noticiar Aconteceu algo na sua região? Envie para o DF Agora.
Enviar notícia

Comentários

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE