Pular para o conteúdo
Publicidade

Adepará apoia coleta de embalagens vazias de agrotóxicos em Parauapebas

Uma ação itinerante realizada em Parauapebas, na região Sudeste, no último final de semana, recolheu 415 embalagens vazias de agrotóxicos. A ação visa

28/06/2021 às 21h20 · 3 min de leitura
Da Redação 3 min
Da Redação • 28/06/2021 às 21h20

Uma ação itinerante realizada em Parauapebas, na região Sudeste, no último final de semana, recolheu 415 embalagens vazias de agrotóxicos. A ação visa contribuir para a destinação correta das embalagens, a fim de evitar o descarte irregular no meio ambiente. A ação, que contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), foi executada por empresas agropecuárias, produtores rurais, Associação do Comércio de Insumos Agropecuários de Marabá e Região (Aciamar) e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

As embalagens recolhidas em propriedades rurais em Parauapebas durante a ação apoiada pela Adepará
As embalagens recolhidas em propriedades rurais em Parauapebas durante a ação apoiada pela Adepará – (Foto: Divulgação)

O prazo para devolução das embalagens é de um ano, a partir da data de compra do produto. No entanto, muitos agricultores não ficam atentos a este prazo, colocando em risco a própria saúde e o meio ambiente. A legislação determina que as embalagens sejam descartadas de maneira correta, em estabelecimentos autorizados.

De acordo com Vandeilson Belfort, engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário da Adepará em Parauapebas, o recebimento itinerante é uma das ações previstas na Instrução Normativa 005/2006 da Adepará, “o que garante a destinação adequada das embalagens vazias de agrotóxicos, seja pela reciclagem ou incineração, diminuindo o passivo ambiental, além de facilitar a devolução pelo produtor rural”, explicou. O fiscal estadual agropecuário Raimundo Júnior, de Parauapebas, também participou da coleta de embalagens.

A ação contou com oito pontos de recolhimento. As embalagens agora seguem para a cidade de Imperatriz, no Maranhão, para reciclagem ou incineração.

Segundo a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará, Lucionila Pimentel, as ações itinerantes são importantes, principalmente para os pequenos produtores, pois diminuem a distância entre os pontos de coleta e o produtor, facilitando o descarte correto das embalagens. “É uma contribuição também para a implementação da política de logística reversa da devolução das embalagens”, disse a diretora.

Equipe técnica que participou da ação itinerante no Sudeste do Pará
Equipe técnica que participou da ação itinerante no Sudeste do Pará – (Foto: Divulgação)

A política reversa é um dos pontos fundamentais da lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê ações para facilitar o retorno dos resíduos aos seus geradores, permitindo que sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos.

Conscientização– O produtor Euclides Antônio de Matos, da Fazenda Moleta, foi um dos que entregaram embalagens na ação itinerante de Parauapebas.  “É um material que pode contaminar o meio ambiente. É necessário cumprir o que diz a legislação. É importante que cada um faça a sua parte”, frisou.

No município de São Geraldo do Araguaia, na região Sul, também teve houve coleta itinerante, com o recolhimento mais de 6 mil embalagens vazias de agrotóxicos.

Já estão programadas outras duas ações: no dia 2 de julho, nos municípios de Curionópolis e Eldorado do Carajás, também na região Sudeste.

Por Rodrigo Reis (ADEPARÁ)

Compartilhar
Você também pode noticiar Aconteceu algo na sua região? Envie para o DF Agora.
Enviar notícia

Comentários

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE