Pular para o conteúdo
Publicidade

Comissão da covid-19 debate preservação ambiental para evitar pandemias

Com foco na prevenção, a Comissão Temporária da Covid-19 debaterá nesta sexta-feira (9), a partir das 10h, a preservação do meio ambiente como forma d

08/07/2021 às 10h05 · 2 min de leitura
Da Redação 2 min
Da Redação • 08/07/2021 às 10h05

Com foco na prevenção, a Comissão Temporária da Covid-19 debaterá nesta sexta-feira (9), a partir das 10h, a preservação do meio ambiente como forma de evitar novas pandemias. Na reunião, senadores e convidados também discutirão sobre os reflexos diretos e indiretos do coronavírus no ecossistema, assim como um plano de mitigação dos impactos ambientais pós-pandemia. 

A sessão remota atende ao requerimento apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e, posteriormente, complementado pelo presidente do colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO). O parlamentar cita o relatório Fronteiras 2016: questões emergentes de preocupação ambiental, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que apontou o desmatamento como fator de aumento das zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e seres humanos). 

“Questiona-se até que ponto a pandemia deve interferir nas prioridades da agenda ambiental, especialmente quanto às políticas públicas e à atuação dos setores que se relacionam com os direitos ambientais”, diz Confúcio. 

Para Eliziane, “o desmatamento na Amazônia, além de agravar a questão global sobre mudanças climáticas, provoca desequilíbrio no ecossistema capaz de gerar o processo que os pesquisadores denominam de “transbordamento”, quando um vírus, por exemplo, passa de um determinado hospedeiro para outro”.  

Estão confirmadas as presenças do presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez, e da gerente de ciências da  ONG WWF Brasil, Mariana Ferreira. Também foram convidados a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz, Nelzair Vianna; o biólogo, virologista e pesquisador do ICB-USP, Luiz Gustavo Bentim Góes, e a diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Ana Toni.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Compartilhar
Você também pode noticiar Aconteceu algo na sua região? Envie para o DF Agora.
Enviar notícia

Comentários

Deixe seu comentário

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE