Comissão de Educação debate proposta que regulamenta escolha de reitores

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados Tiago Mitraud é relator de proposta que regulamenta a escolha de reitores A Comissão de Educação da Câmara dos...

Facebook WhatsApp X Telegram LinkedIn
Da Redação 2 min de leitura
Da Redação • 13/10/2021 às 16h45

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta sexta-feira (15) para debater o Projeto de Lei 2699/11, que trata da escolha de reitores das instituições de ensino superior.

O debate será realizado no plenário 11, às 9 horas, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), que pediu a audiência, lembra que a Lei 5.540/68 estabelece que os reitores e os vice-reitores das universidades federais serão nomeados pelo presidente da República dentre uma lista tríplice indicada pelo colegiado máximo da instituição de ensino ou de outro colegiado que o englobe instituído especificamente para este fim.

“Como é permitida a realização de consulta prévia à comunidade acadêmica para a composição da lista tríplice, tornou-se prática comum no Brasil a nomeação dos reitores e vice-reitores das universidades federais a partir de ‘eleições internas’ nas universidades federais”, observou o deputado.

Publicidade

No entanto, disse, tal modelo foi objeto de forte ataque pelo governo federal nos últimos anos, que se valeu da prerrogativa de indicar qualquer nome da lista tríplice para não indicar o primeiro colocado nas eleições internas das instituições de ensino.

Ações no STF
Segundo Tiago Mitraud, a reiterada postura do presidente originou algumas ações no Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu pela constitucionalidade da indicação de nome diverso do primeiro colocado na lista.

“A questão também é objeto de diversos projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados, inclusive o PL 2699/11, do qual sou relator, os quais têm como finalidade alterar o modelo de indicação dos reitores das universidades públicas federais do país”, concluiu.

Debatedores
Foram convidados para a audiência:

  • o ex-secretário de Educação Superior do MEC Arnaldo de Lima Junior;
  • o ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) Jacques Marcovitch;
  • o ex-secretário executivo do MEC e ex-diretor da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos Luiz Antônio Tozi; e
  • o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque.

Comentários

Deixe seu comentário