
A Estação Galeria do metrô de Brasília ganhou mais vida, cultura e cor. Uma parceria entre o Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI), o Metrô-DF e a embaixada israelense proporcionou a realização de um mural artístico em grafite pelo artista Rodolfo Madureira, conhecido como Caabure (@caabure), que expressa a relação entre a capital brasileira e Israel.
“Brasília é uma cidade internacional por vocação”, enfatiza a chefe do EAI, Renata Zuquim. “Temos mais de 130 representações diplomáticas em nossa cidade e queremos mostrar à população local, cada vez mais, as culturas que abraçamos. Entre elas, com muita honra, a israelense. A cultura é um elo universal entre os países, e é o que este painel representa, com tanta sabedoria, por meio do trabalho do Caabure, um artista brasiliense que tanto nos orgulha”, diz.
Para o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, a iniciativa é importante para integrar ainda mais a população local ao âmbito internacional. “Quando falamos sobre nações, falamos sobre cooperação. Com esse painel podemos aproximar a população brasiliense da cultura e dos símbolos israelenses”, acredita.
O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, agradeceu aos envolvidos na ação, especialmente ao EAI. “O Escritório de Assuntos Internacionais do GDF tem nos dado a oportunidade de participar de inúmeros projetos”, afirma, relembrando iniciativas como a exposição Europe Readr, também articulada por meio do Escritório e que permanece nas 27 estações do metrô até dezembro deste ano.
O artista Caabure agradeceu a oportunidade de participar do projeto. “Foi uma honra fazer esse mural. Estava representando o Brasil e também Israel, então foi muito gratificante para mim. O tempo em que fiquei produzindo a arte também foi muito interessante. Várias pessoas paravam para elogiar o trabalho e conversar comigo, agradecendo por estarmos fazendo aquilo”, conta.
“Foram quatro dias de trabalho. Uma mulher que passou por ali disse que eu estava melhorando o dia dela com as cores. O contato com o pessoal que usa o metrô foi muito legal. Os funcionários também foram muito receptivos. Foi uma experiência perfeita”, comemora Caabure.
Para ele, a iniciativa deve ser replicada. “Foi o primeiro grafite dentro de uma estação de metrô, entrando para a história da arte de rua, mostrando que o grafite pode chegar a lugares que muita gente nunca imaginou. Espero que isso abra portas para que outros artistas também possam se expressar e deixar sua arte em outras estações. Existe muito espaço disponível e todos sairiam ganhando”, conclui o artista
* Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI)


Comentários
Faça login para comentar
Para garantir um ambiente de debate saudável, os comentários são exclusivos para usuários cadastrados.