A Rádio Nacional, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ganhou o Prêmio Profissionais da Música de 2020, na categoria “Convergência – Programa de Webrádio e Rádio”, com o programa Na Trilha da História e também conquistou o prêmio “Produção – melhor apresentadora de programa de rádio”, com a jornalista Isabela Azevedo.
Em sua sexta edição, a premiação contempla 100 categorias disputadas por profissionais responsáveis pela criação, produção e circulação da música brasileira. Foram três fases de julgamento, votação dos profissionais da música, votação popular e júri especializado, para chegar aos vencedores de cada categoria.
Isabela, que também é produtora do programa Na Trilha da História, comemora a dupla premiação e dedica o prêmio aos ouvintes do programa que a acompanham e interagem com o programa por meio de mensagens sugerindo temas e enviando perguntas aos entrevistados. “Os agradecimentos também vão para a EBC, a Rádio Nacional, a Rádio MEC e as rádios educativas parceiras pelo espaço e por apostar nas minhas viagens! Produzo, pesquiso, apresento, edito e sonorizo esse programa com muita dedicação e carinho”.
O Prêmio Profissionais da Música (PPM) é uma das maiores e a mais abrangentes premiações do setor musical do Brasil, da criação à convergência. Realizado desde 2015, é dividido em três grandes modalidades: criação, produção e convergência. A 6ª edição dá continuidade à proposta de valorização de toda a cadeia do negócio da música, desde os bastidores, passando pela obra em si, até sua distribuição.
Sobre o programa
Atração semanal veiculada na Rádio Nacional e Rádio MEC, o Na Trilha da História é um programa de rádio que mistura um bate-papo sobre história do Brasil e do mundo com músicas. Toda semana, a apresentadora Isabela Azevedo recebe um entrevistado para falar sobre um período ou personagem histórico. A conversa é intercalada com canções sobre o tema. Com linguagem neutra, leve e bem-humorada, os episódios destacam as curiosidades raramente ensinadas em sala de aula.
Em 2022, o programa retorna com força total para oferecer mais conteúdo vinculando história e música de uma forma leve, criativa e, por vezes, lúdica à audiência, divulgando pesquisas científicas e autores que lutam arduamente para levar a História para o grande público.
O programa é veiculado em todas as emissoras públicas da EBC, além de várias rádios educativas parceiras.
Serviço
Na Trilha da História
Rádio Nacional Brasília AM – 980KHz, FM em São Paulo/ Belo Horizonte e Recife 87.1 MHz
Rádio Nacional da Amazônia OC 11780 KHz e 6180 KHz
Sábado e Domingo, às 11h
Rádio Nacional do Alto Solimões FM 96.1 MHz
Rádio Nacional do Rio AM 1130 KHz
Domingo, às 11h
Rádio MEC Rio de Janeiro 800 KHz
Sábado e Domingo, às 7h
Rádio Nacional FM Brasília 96.1 MHz
Quinta, às 22h e Sábado, às 11h
Acompanhe a atração pelo site radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria ou pelo aplicativo Rádios EBC, disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS.
O Podcast do programa você também pode ouvir no Spotify da Rádio Nacional.
Comentários
Faça login para comentar
Para garantir um ambiente de debate saudável, os comentários são exclusivos para usuários cadastrados.